Governo Federal quer ressuscitar aviação regional e construir 900 aeroportos regionais

503_Embraer_170_03

Recentemente, a presidente Dilma Rousseff declarou que pretende construir quase 900 aeroportos regionais no Brasil e incentivar a aviação regional.

Como as mudanças que foram feitas nos últimos anos praticamente eliminaram a aviação regional no país, o governo está tentando tomar uma atitude para não prejudicar mais os consumidores – a região Norte, que é a mais dependente desse tipo de transporte, foi a mais prejudicada, mas o problema afetou o Brasil todo.

Os voos regionais foram sendo abandonados pelas grandes companhias aéreas aos poucos, por causa do baixo fluxo de passageiros, que não é interessante comercialmente. Ainda assim, algumas poucas empresas ainda fazem bastantes voos regionais (uma das principais é a Passaredo, que tem voos saindo de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, por exemplo), porém, no geral, os preços dessas passagens são mais altos.

Muitos ficaram céticos com a resolução da presidência (acreditar na criação de 900 aeroportos é mesmo difícil, diante do mau funcionamento de algumas obras de reforma em aeroportos existentes), mas o Governo Federal de fato anunciou medidas que pretendem trazer de volta a aviação regional no país:

  • Liberação de R$ 7,3 bilhões para melhorar 270 aeroportos regionais;
  • Isenção de taxas pagas por empresas aéreas para utilizar aeroportos com até 1 milhão de passageiros ano (reembolso governamental);
  • Subsídio para passagens em voos considerados regionais (suposta diminuição das taxas dos voos para esses trechos).

Atualmente, as empresas regionais respondem somadas por menos de 1% de todo o mercado da aviação no Brasil. Muitas têm taxas absurdas. Sendo assim, esse pequeno passo do governo já é muito para o mercado – e para nós.

email

Por: NatashaEm: 26.12.2012 | Em Passagens Aéreas  |
Curta no Facebook:

3 responses to “Governo Federal quer ressuscitar aviação regional e construir 900 aeroportos regionais”

  1. A população de Tupã -sp, é carente de uma linha aerea pra capital a muitos anos, pois é preciso se deslocar para cidades com 120 ou até 220 km de distancia, pra poder embarcar pra diversos destinos, se ao menos tivesse-mos tres voos semanais já ajudaria muito !!. Se alguem ler passe adiante, Tupã agradece.

  2. Espero que seja em beneficio de todos, e possamos ter promoções em passagens aéreas que o RS não é beneficiado. Promoções só em outras localidades, menos RS, Hoje uma passagem de Porto Alegre x Salvador BA é mais de 3.000,00 isso é um absurdo. Que o próximo ano possamos ser agraciado – Feliz ano novo a todos. “Que venha logo novas cia aéreas e novos aeroportos”.
    Juscelino Marques.

  3. Muito bom, porque há regiões no Brasil que era totalmente dependente desse meio de transporte, por não dispor de outro, pelo fato de ser lugar de dificíl acesso para transporte terrestre. Então ficaram a merce dos exploradores que operam com taxí aereo, por aí pode se analizar o quanto ficou oneroso às pessoas que dependem desse meio de transporte, por isso parabens a presidente Dima pela iniciativa, o que com certeza puxará os preços das passagens aereas pra baixo, que por enquanto está muito fora da realidade brasileira. Deraldo Paulino, deraldo.paulino@gmail.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *