Estudando na Austrália, uma terra acolhedora

Vim para Austrália após receber uma bolsa de Doutorado pela agência CAPES ligada ao Ministério da Educação do Brasil.

O ajuste cultural foi muito fácil, um povo aqui super acolhedor comparado com outros países. Falar com sotaque aqui não é visto como um problema principalmente porque o país é em maioria composto por imigrantes ou segunda geração de imigrantes.

Acho que umas das principais diferenças comparadas com o Brasil é que como a vida aqui é mais fácil, as pessoas tendem a desenvolver uma psicologia mais saudável e sem medos ou traumas. Talvez esta seja uma das razões porque a Austrália tem tanto sucesso no esporte, um país com menos de 20 milhões de habitantes e 17 medalhas ouro na última olimpíada é só um exemplo.

Com toda certeza a Austrália não é só flores. Por causa da distância geográfica de outros países, muitos imigrantes entram em depressão por saudades da família, ou por formarem aqui uma família pequena e entrarem na terceira idade um pouco desamparados.

Neste sentido, acho muito importante estudar bastante Inglês antes de vir pra cá. Com um Inglês afiado, o entrosamento com a Comunidade é muito maior e a solidão se torna mais distante. Bom, como em qualquer lugar morar aqui pode ser uma boa ou má experiência…saber aproveitá-la depende do entendimento e preparo de cada um.

Gustavo Prado Braz

email

Por: ManoelEm: 21.09.2008 | Em Estudar  | Tags: Austrália, Estudar, Intercâmbio, Visto 
Curta no Facebook:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *