Como manter o emprego durante a crise

A “marolinha” que se anunciava até a metade de 2008 já não existe mais. Hoje, no primeiro mês de 2009, ela cresceu e virou um verdadeiro tsnunami na economia mundial. A tão temida crise financeira e econômica chegou aos quatros cantos do planeta e tem feito a cada dia mais vítimas.

No Brasil, o cenário não poderia ser diferente. Para se ter uma idéia dos momentos difíceis que vivemos, na semana passada, o Ministério do Trabalho divulgou que o país perdeu 654.946 empregos de carteira assinada, o pior resultado mensal de toda a história do país, tanto em números absolutos como em termos relativos.

Mas existe alguma maneira de manter seu emprego imune a esse furacão econômico? Felizmente, há algumas dicas que os trabalhadores devem seguir para segurar seu emprego durante a crise.

Confira abaixo:

1 – Não se desespere. Por mais assustadora que pareça, a crise pode ser contornada. Com paciência e dedicação sua empresa irá se recompor com as coisas se acalmarem.
2 – Não esqueça seus maiores aliados
3 – Cuide de suas finanças, evitando gastar excessivamente e adquirindo dívidas a médio ou longo prazo.
4 – Saia da zona de conforto. Mostre que você está disposto a suar bastante para fazer sua empresa se recuperar.
5 – Esteja preparado para mais sacrifícios. Hora-extras, férias e folgas devem ser cortados como primeira atitude diante da crise.
6 – Pense como a empresa. Deixe de lado um pouco seus objetivos pessoais de carreira e passe a trabalhar em equipe, visando o melhor para todos.
7- É hora de planejar. Corte de gastos é primordial. Nada de esbanjar por aí.
8 – É hora de voltar às aulas. Reciclar seu conhecimento profissional e estar preparado para combater a crise são pontos a seu favor importantíssimos.
9 – Estique as antenas. Não se acomode esperando receber a notícia da demissão. Procure conversas com seus colegas e superiores para saber a real situação de sua empresa.
10 – Aceite o risco. Uma hora a crise vai passar, se você manter-se fiel aos objetivos da empresa, com certeza será recompensado depois.
11 – Circule mais, apareça. Mostre que você está empenhado em ajudar e não medirá esforços no trabalho.
12 – Fique atento às oportunidades. Quando menos você espera pode surgir uma chance de crescimento profissional dentro da empresa. Com menos empregados, você poderá se destacar ainda mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *