Campinas: projeto planeja tornar Viracopos o maior aeroporto da América Latina

A concessionária Aeroporto Brasil Viracopos anunciou recentemente sua pretensão em transformar o aeroporto de Campinas no maior da América Latina, atendendo a um fluxo de 80 milhões de passageiros por ano, até 2017. O terminal será o primeiro no Brasil a fazer pousos e decolagens simultaneamente em duas pistas.

Essa data é seis anos mais cedo do que o previsto. O grupo pretende investir R$ 8,4 bilhões no aeroporto, ao todo.

A obra vai ocorrer em fases. Até maio de 2014, a primeira parte do projeto será concluído, com a adição inclusive de um novo terminal com capacidade para o transporte de 14 milhões de passageiros.

O projeto do novo terminal traz preocupações ao meio ambiente. A concessionária investiu na área de sustentabilidade, optando por um telhado coberto com placas fotovoltaicas para geração de energia solar e captação de água da chuva para o ar-condicionado.

Melhoras

As áreas de embarque serão ampliadas em 142%, passando dos atuais 2.396 m² para 5.814 m² através de conexão com mezanino, conector para uso adicional de embarque e construção de terminal remoto para aeronaves com motor turboélice, além de sete novas posições para o estacionamento.

Também será feito um edifício garagem integrado com o novo terminal de passageiros por uma ponte coberta. Mais restaurantes, lojas de aluguel de carros, escritórios de órgãos públicos, escritórios comerciais e até um hotel também estão previstos.

Alterações no volume de pistas no km 66 da rodovia Santos Dumont também devem ocorrer, pois são exigências da ampliação de Viracopos. A concessionária não descarta a possibilidade de mudanças no sistema viário e instalação de novas linhas ferroviárias de trem metropolitano.

Free shop

A concessionária também informou que planeja ter um free shop funcionando em Campinas em dois meses. Uma restrição imposta pela Receita Federal no processo de licitação é que está travando o início da operação.

A ideia serve para atrair mais companhias aéreas que fazem voos internacionais a operar em Viracopos. Em agosto, representantes das empresas American Airlines, Emirates, TAP, Air France, Gol, Trip e KLM foram conhecer os detalhes do plano de obras de Viracopos, e mencionaram que o free shop é um fator determinante quando os passageiros escolhem o aeroporto.

Os idealizadores do projeto disseram que pelo menos duas empresas aéreas internacionais já demonstraram interesse em iniciar operações em Viracopos e que isso deve ocorrer até mesmo antes da inauguração do novo terminal em 2014.

O free shop tem data prevista de inauguração para 14 de novembro.[G1, Terra, Estadao]

email

Por: NatashaEm: 19.09.2012 | Em Outros  |
Curta no Facebook:

4 responses to “Campinas: projeto planeja tornar Viracopos o maior aeroporto da América Latina”

  1. Lamentável a discriminação do Estado de São Paulo pelo governo federal e incompetência do estadual em defender os interesses paulistas na ampliação dos aeroportos de Cumbica e Viracopos por décadas. Nós temos demanda de passageiros para ampliação das viagens aéreas e suas atividades correlatas e, a falta de ampliação destes aeroportos, anteriormente, constituem o gargalo para ampliação das atividades econômicas do Estado e, consequentemente, empecilho para o crescimento da empregabilidade. Das novidades ótimas acima, destaco a instalação de novas linhas ferroviárias de trem metropolitano como fundamental: incompreensível como Cumbica não tem uma ligação de trem rápida com a cidade de São Paulo (a viagem São Paulo – Cumbica, muitas vezes, demora mais do que o tempo de voo). Creio que Viracopos tenha oportunidade de desbancar Cumbica, como principal aeroporto do Brasil, assim que a ligação férrea rápida com São Paulo esteja funcionando! Como consumidor, espero que estes projetos acima sejam logo implementados para a possibilidade de acréscimo na oferta de voos, seu barateamento e, conseqüentemente, aumento das minhas oportunidades de voar.

  2. Bravo e o Brasil ta precisando de aeorprtos que funcionem e opcionem facilidade e conforto para os passageiros QUE CHEGAM DO MUNDO INTEIRO
    Parabens
    Rosimar

  3. Viracopos, para ser maior da América Latina teria ter hoje 30 milhões/pax/ano hoje. Hoje movimenta 7,5 milhões. Viracopos vai ter que comer muito feijão. Este milagre só em 2030.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *