A partir de janeiro, passageiros brasileiros não precisarão declarar bagagem na volta ao país

Quem não gosta de viajar para o exterior? A viagem é sempre uma delícia, mas para sair do país (e voltar pra ele), há sempre burocracias que acabam dando muita dor de cabeça. Agora, a Receita Federal anunciou certas medidas que devem facilitar a vida dos brasileiros que gostam de dar a volta ao mundo.

O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, informou que a partir de janeiro de 2012 os contribuintes que não têm bens a declarar não precisarão entregar a Declaração de Bagagem Acompanhada.

O documento só será entregue por passageiros com gastos acima da cota permitida, ou em casos especiais (solicitados pelos órgãos de controle sanitário). A Receita Federal também disse que, a partir de janeiro de 2013, os passageiros obrigados a preencher a declaração poderão fazê-la online.

A Receita calcula que as novas regras podem diminuir o trânsito de passageiros nos aeroportos, já que 90% dos viajantes trazem bens dentro da cota permitida (que é 500 dólares).

Os passageiros que excederem a cota pagarão uma alíquota de 50%. Livros, periódicos, uma máquina fotográfica, um relógio e um telefone celular, roupas e perfumes, desde que usados, estão isentos do pagamento. Computadores pessoais e máquinas filmadoras novas não estão isentos.

Não precisar declarar bagagem, entretanto, não tem a ver com verificação da bagagem – alguns passageiros ainda poderão ter que entregar suas malas para checagem.

email

Por: NatashaEm: 24.12.2011 | Em Turismo  | Tags: Turismo 
Curta no Facebook:

5 responses to “A partir de janeiro, passageiros brasileiros não precisarão declarar bagagem na volta ao país”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *