A Negociação: Como Negociar bem – Técnicas Negociação

O conhecido ditado já diz “negócios são negócios…amigos a parte”. Porém, para se ter sucesso em uma negociação é preciso muito mais do que saber separar amizade de trabalho. Flexibilidade, poder de argumentação, ser bom ouvinte e ter pleno conhecimento do assunto a ser abordado são alguns fatores básicos que toda negociação necessita para que se atinja os objetivos.

O Subindo.com traz para você algumas técnicas de negociação imprescindíveis para o seu sucesso como negociador.

Uma negociação deve ter o melhor resultado possível e não o máximo, ou seja, não adianta tentar explorar ao máximo o seu fornecedor ou seu interlocutor, pois dessa forma, haverá um desgaste e certamente essa pessoa ou fornecedor não negociará futuramente com você.
O produto final deve ser maior que a contribuição das somas individuais, ou seja, se você apresenta uma opção de acordo e seu interlocutor apresenta outra opção é necessário verificar a criação de uma terceira opção (construir novas opções de negociação/acordo).
Deve-se encontrar as variáveis de interesse e argumentar sobre a situação.
Se possível, conheça afundo o perfil da pessoa ou empresa com a qual terá que estabelecer uma negociação, pois assim, os temas e a forma de exposição serão mais assertivas.
Comece sempre do máximo e não do que considera justo. Se quer vender bem, comece com um preço alto (mas não absurdo) e a negociação levará ao valor ‘justo’. Se você começar a negociação no valor ‘justo’, fechará abaixo dele.
Argumentar é sempre bom quando você tem certeza do que fala. Fale sobre o valor agregado do produto.
Em alguns casos é bom colocar algumas dificuldades. Em uma negociação feita em uma feira de franquias o vendedor falou ao meu amigo: “Temos que fechar agora, porque há outro interessado e só poderemos fechar uma franquia da nossa marca na sua cidade.” No entusiasmo, ele fechou na hora. E não foi necessariamente um bom negócio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *